sábado, 25 de janeiro de 2020

FERNANDO WANDERLEY VARGAS DA SILVA


FERNANDO MINEIRO
Fernando Wanderley Vargas da Silva (Curvelo, 6 de dezembro de 1956). FIilho de  Geraldo Vargas da Silva e de  Terezinha Matoso Vargas.  É um político brasileiro, ex-deputado estadual pelo PT no estado do Rio Grande do Norte. É também licenciado em Biologia pela a Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor da Rede Estadual de Ensino.
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Minas e Energia e suplente da Comissão de Administração, Serviço Público e Trabalho.
Iniciou a sua militância social e política em 1981, como professor e sindicalista, membro da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) e um dos fundadores (juntamente com Pedro Silvério e outros membros) do PT no Rio Grande do Norte. Fernando Mineiro foi o primeiro vereador petista de Natal (RN) em 1988 e foi reeleito ao cargo em eleições dos anos 1992, 1996 e 2000. Na casa legislativa de Natal foi autor da Lei Djalma Maranhão de Incentivo á Cultura (2001) - atual Programa Djalma Maranhão. O financiamento da lei é feita via IPTU e renúncia fiscal.
Nas eleições gerais de 1994, foi candidato Governador do Rio Grande do Norte, mas não foi eleito. No período de 2001 a 2005, foi Presidente do Diretório do PT/RN. Já em 2002, foi eleito Deputado Estadual do Rio Grande do Norte e reeleito em 2006, 2010 e 2014.
Nas eleições municipais de Natal de 2012 e 2016, Mineiro foi candidato á prefeito de Natal , mas ficando na terceira colocação em ambas das disputas. Já no ano de 2018 , Mineiro foi candidato a deputado federal do Rio Grande do Norte onde recebeu 98.070 votos, mais ficou na suplência, pois a coligação onde ele foi candidato não conseguiu votos suficientes para eleger um segundo deputado federal, atualmente ele é suplente de Natália Bonavides,[2] também do PT.
Em dezembro de 2018, foi convidado pela governadora Fátima Bezerra do estado do Rio Grande do Norte, para a Secretaria de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (Segai), onde tomou posse em janeiro de 2019.
As principais temáticas do trabalho de Fernando Mineiro como parlamentar são: agricultura familiar, economia solidária, direitos das mulheres, indígenas, diversidade sexual, educação, cultura, meio ambiente e juventude.
FONTE - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
DEUS E JESUS CRISTO SÃO MEUS GRANDES PROTETORES E TODOS OS MOMENTOS DE MINHA VIDA E NAS VIDAS DE MEUS FILHOS: JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR; COMO TAMBÉM DE MINHA NETA JÚLIA E DE TODA A MINHA FAMÍLIA, AMIGOS E COMPANHEIROS DE TRABALHO